ITALIANINHA / MOKA
Conheça a cafeteira italiana, também conhecida como Moka e prepare um café parecido com o espresso.
tempo de preparo:
5 - 7 minutos
moagem indicada:
resultado:
Café encorpado e forte, quase um café expresso, mas requer maior cuidado para não queimar o café durante o processo. O segredo é colocar um tiquinho de água na parte de cima da cafeteira.
UM POUCO SOBRE A HISTORIA
A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti. Deu-se esse nome em homenagem à cidade Moca no Iêmen, muito famosa pela qualidade de seu café.
Não é exagero dizer que a criação revolucionou o modo de preparar o café e foi graças a ela que o espresso se popularizou na Itália. Segundo a história popular, Bialetti teve um lampejo enquanto observava uma máquina de lavar rudimentar utilizada por algumas lavadeiras. Surgia a moka, uma cafeteira a vapor.
PASSO A PASSO
PASSO 1
PASSO 2
PASSO 3
Preencha a base da cafeteira com água, até o nível da válvula de segurança. Você pode ver a válvula na parede interna da base da cafeteira, ela parece um botão. Preencha completamente o filtro com o pó de café. Atenção: coloque o pó às colheradas sem compactar.
Encaixe a parte superior da cafeteira e rosqueie até que ela feche bem. Para o café não queimar ao entrar em contato com a jarra quente, coloque 1 colher (sopa) de água filtrada na parte superior da cafeteira.
Leve a cafeteira ao fogo baixo. Assim que todo o café passar para a parte superior da cafeteira, cerca de 5 minutos, desligue o fogo e sirva a seguir.
E agora é só apreciar o seu café e compartilhar esse momento com a gente nas redes sociais utilizando a #MomentoCaféSeloVerde ;)